Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Notícias

08/02/17 09:33

VAREJO DE MODA

Como se reinventar dentro do seu nicho de mercado

Como se reinventar dentro do seu nicho de mercadoEm tempos de estagnação do mercado, as empresas precisam ir além do que costumam realizar, ultrapassar todos os seus limites e criatividade, entender seu público-alvo, se reinventar e se antecipar. Tudo isso e muito mais foi abordado na palestra: Varejo de Moda no Brasil: Momento Atual, desafio e oportunidades que aconteceu durante as feiras Couromoda e Prêt-à-Porter, e ministrada por Claudio Pessanha, arquiteto e diretor comercial de marcas com vivência em empresas como Macys (USA), Zoomp e Grupo Inbrands, entre outros, e professor de Gestão de Varejo no Instituto Europeo de Design (IED).

"É preciso pensar com um terceiro olho, não ter um envolvimento emocional com o negócio para que uma crítica seja forte o suficiente para trazer mudanças importantes. Devemos ir além, sempre podemos melhorar, mas não fazer melhor do mesmo e, sim se reinventar", afirma Claudio. Segundo ele para o consumidor ter uma experiência positiva dentro do varejo é importante seguir alguns passos: "Observe, Entenda, Aborde, Questione, Ouça, Se disponibilize, Antecipe necessidades".

Confira alguns tópicos importantes abordados pelo professor sobre o mercado de varejo e o sucesso para os negócios.

- Uma marca precisa contar a sua história para o cliente, sustentando um DNA forte e bem segmentado. Hoje, consumidores se perguntam o motivo de comprar algo de você, pois eles levam valor para aquilo que compram e, por isso, não se pode ser mais um.
- O cérebro não presta atenção a coisas chatas e óbvias. Ele está atento a um elemento carregado de emoção.
- Não procure a próxima oportunidade, entenda que o que você tem é a oportunidade. Compreender o consumidor, saber recebê-lo com um ‘seja bem-vindo’ e uma xícara de café, não querer ser o que você não é, atender expectativas, contratar habilidades e desenvolver talentos e estar focado em pesquisas são algumas ações básicas no varejo.
- Lembre-se: o mundo e o comportamento das pessoas mudaram, o que pesa mais ainda é a influência da comunicação ou quem sorri para você na loja?
- O que eu preciso fazer diferente do que estou fazendo?
- É preciso parar de tentar descobrir o que nossos clientes querem e começar a pesquisar como e por que se comportam de determinada maneira. E isso, pesquisas convencionais dificilmente conseguirão decifrar.
- Etnografia significa imergir no mundo dos clientes e fazer a observação por períodos extensos, com o propósito de visualizar e sondar como eles utilizam os produtos, como consomem.
- É preciso olhar no olho do cliente e escutar o que ele quer antes de sair oferecendo produtos.
- Ser antenado não necessariamente é sinal de ter muito dinheiro para viagens internacionais para a realização de pesquisas de tendência. Existem lojas de moda festa que não viajam mas ficam de olho nos vestidos que transitam pelos casamentos da Igreja Nossa Senhora do Brasil, uma das mais conceituadas de São Paulo e, onde a elite desfila seus modelitos super fashion.
- Atualmente o foco é o produto, a satisfação do cliente e, não mais a marca como acontecia nos anos 80, onde gerava status.
- Não é fácil, mas a comunicação é a nossa base, por isso, insista em entender e atender o cliente de forma real e completa.

Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 
Versão para Impressão
Enviar para um amigo

OK
Notícias Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.