Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Notícias

07/11/16 12:16

MERCADO

As questões chave que envolvem a era do novo consumismo

As questões chave que envolvem a era do novo consumismoValor agregado. Uma palavra que vem mudando de sentido no ciclo da moda. Até bem pouco tempo, envolvia a criação do melhor produto, por um preço competitivo com garantia de vendas. Hoje estamos em uma fase de transição. O novo consumidor busca no produto um significado que eleve sua leitura de ser humano perante o senso coletivo. Para os millenials; imaginar e trabalhar em prol de um mundo melhor figura como ideal principal. Isso inclui então, na lista de expectativas de consumo fatores como sustentabilidade, autenticidade e transparência; e na lista de oportunidades, de acordo com pesquisas do portal WGSN; inspirações e ações relacionadas à questões como igualdades raciais e de gênero.

Esta mudança de atitude tem um nome – “novo consumismo” - e está diretamente ligada a dois eixos de comportamento: orgulho e política. Duas novas vertentes, que induzem o consumidor à validar as questões referentes ao valor de produto no ato da compra. Como consequência; de acordo com a WGSN, no patamar da inspiração teremos reflexões ligadas à LGBT, feminismo e toda sorte de movimento contra o poder figurando como inspiração chave para o futuro. E no campo da produção e dos negócios; serão os tópicos sustentabilidade, autenticidade, e o foco na experiência e exclusividade os fatores decisivos no sucesso das marcas.

De acordo com esta nova visão, tanto a transparência nas questões ambientais quanto a autenticidade da marca em oferecer produtos que estão de acordo com a sua própria história e a cultura; são ferramentas que tornam mais reais os serviços e produtos ofertados. “À medida que a vida se vai transformando numa experiência paga, as pessoas questionam o que é real e o que não é”, afirma Joseph Pine, autor do livro “The Experience Economy”. Logo, além de provar que o valor de uma marca é real através da conduta ética, eco-friendly e histórica - é preciso também promover experiências memoráveis para o consumidor, associando assim emoções verdadeiras ao seu próprio sentido.

Nessa lógica, ajudar os consumidores a atingir metas de saúde, felicidade e bem-estar são iniciativas fundamentais. Como exemplo, temos os clubes de corrida organizados pela Nike, maior fabricante de sportswear do mundo. Os consumidores querem ser mais saudáveis, querem ter uma vida mais plena; e cada vez mais esperam que as empresas sejam capazes de ajudá-los a alcançar isso.

Os rápidos desenvolvimentos na área tecnológica, por sua vez, são os fatores que levaram os consumidores a aumentar suas expectativas online: face à tal realidade, nasce a exigência de um alto nível de serviço, capaz de proporcionar uma experiência única entre cliques. Deste mesmo ambiente onde as promoções tornaram-se tão frequentes, descende também uma mudança de paradigma, onde o cliente espera por preços mais baixos.

Por fim, temos o aumento dos serviços de personalização respondendo à procura por produtos que ajudem a expressar a individualidade. E aqui chegamos a um tópico muito importante para o segmento jeanswear. Como exemplo, temos o boom do denim customizado. O novo consumidor está em busca de soluções que o ajudem a se expressar através da moda, no look de guerra que ele veste logo pela manhã; para enfrentar sua rotina. Heis aí a grande oportunidade para a indústria denim, que sempre foi movida pelas necessidades reais, experiências verdadeiras, e atitudes de engajamento que deram voz às ruas.

Fonte | Assinatura: VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 
Versão para Impressão
Enviar para um amigo

OK
Notícias Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.