Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Notícias

01/07/16 09:23

RESORT 2017

Cuba, monarquia, desafio e romance ditam a estética das coleções em denim

Cuba, monarquia, desafio e romance ditam a estética das coleções em denimFuncionalidade, ideias frescas que tendem a continuar em evidência, e demandas do closet feminino global. Estas três características definem o perfil das coleções Resort. Longe de representar um observatório de garimpo para novas tendências, os desfiles que antecedem a temporada ready to wear de Verão internacional contemplam o desejo real dos lojistas para o contexto equivalente à meia-estação. Logo, proporcionam uma leitura estratégica de peças-chave em denim dotadas de vocação para o rápido giro no varejo, pensando no contexto funcionalidade imediata para o guarda-roupa atual.

Na edição mais recente dos desfiles Resort 2017, o garimpo das coleções em denim segmentaram-se em quatro diferentes personagens para o público feminino: a mulher romântica, influenciada pela rigidez do corte masculino; a sedutora, inspirada no desafio dos esportes radicais; a exótica, fundamentada nos cenários tropicais de cuba; e a clássica gótica, baseada na monarquia e toda sorte de inspirações passíveis de dialogar com o lifestyle britânico. Para melhor ilustrar as propostas, separamos uma síntese da aparência conferida ao denim em cada um dos tópicos mencionados.

ROMANTISMO

Tema onde o denim é vintage, romântico e apresenta a rigidez do corte masculino. As inspirações giraram em torno dos anos 70, do estilo boho, com vestidos vintage caracterizados pelo jeitão nômade. Entre os nomes que adotaram este visual, tivemos Ulla Johnson, Ellery e Veronique Branquinho. A silhueta principal girou em torno da pantalona, que é interpretada plissada, na versão cropped, e macacão inteiro. Entre as peças chave temos as pantalonas, o vestido estilo garimpo de brechó e os combos pantalona e sobretudo alongados. O denim dialoga com materiais românticos como a renda, o crochê, e as franjas. Cortes rígidos masculinos entram como elemento de equilíbrio e contraponto com a estética delicada predominante, resultando em um acréscimo de urbanidade e manutenção da ideia de empoderamento do público. Em função desta intromissão, dentro do mix a aparência do denim com caimento de alfaiataria figura como mais importante; seguida do visual lavado macio com destaque para as mini-listras em acabamentos esmaecidos; alinhando as tendências masculinas e femininas. Bordados de pássaros em caimentos formais são destaque nesta estética.

DESAFIO

Denim em visual atlético, sedutor, e radical. Desafio traz uma evolução da tendência arthleisure: contempla o esporte em sua versão mais desafiadora. O universo do motociclismo, ou mesmo a indumentária que ronda as corridas e rachas de carros. As inspirações giram em torno da moda atlética, sportswear, biker, uniformes de corridas; e mesmo da indumentária sexy do público que transita nestes eventos. Entre os designers que exploraram o tópico tivemos Nº21 e Belstaff. Aqui as peças focam o visual do jeans ajustado com gancho longo, e as jaquetas essenciais. Patches de estrelas, recortes ergonômicos, joelheiras, metais, fechos pesados e intromissões de amarrações para construção do jeans perua estão entre os elementos. A silhueta justa é importante, mas existe também a presença do jeans oversized, lavado ao estilo borracheiro, contrastando com os fits apegados às curvas. O jeans dialoga tanto com camisetas podrinhas quanto com o glamour do couro black ou metalizado. Em givenchy tivemos a silhueta reta, com recortes biker e muitas tachas, colocada como uma variação madura da proposta, priorizando combos e soando como produção extremamente sedutora. Versões black denim e branquinho chic são sublinhadas nas peças desejo.

CULTURA TROPICAL

Neste tópico o jeans é tropical, enfeitado, e exótico. As inspirações orbitam nas paisagens que dialogam com Cuba e sua diversidade cultural. O jeans agrega toda sorte de enfeites para compôr o estilo da viajante cultural exótica. Frutas tropicais, estampas folclóricas, jeitão exuberante de savana, e visual cargo estão entre os atributos em evidência aqui. Entre as grifes que contemplaram o tema valendo-se do denim como material chave temos Giamba e Fausto Puglisi. Jeans com estampas de frutas e bordados de miçangas; são apresentados lado a lado com peças estilo explorador, dotadas de bolsos fole ou de colocação baixa, e agasalhadas por parkas. Estampa de camuflagem, cartela verde oliva e terrosa diversificam a lavagem do blue denim decorativo. Pantalonas constam entre os fits; e entre as linguagens mais exploradas no segmento, temos os bordados tribais, folclóricos, frayed na barra, estampas de pássaros e patches estilo cobertor de andarilho.

MONARQUIA

O denim mistura o clássico, com o ornamentado e gótico. Referências estão nas versões monárquicas apresentadas no desfile de Gucci, Msgm e o estilo eduardiano de Suno. Comprimentos comportados, e muita etiqueta permeiam os volumes e combos propostos; em contraponto com leituras góticas e subversivas. Bordados espelhados, aparência decorativa, e estampas manchadas misturam-se ao animal print, e xadrez príncipe de gales. O jeans aparece poluído, seja por respingos bleached, estampas, ou desenhos espelhados estilo ornamento monumental. As lavagens ácidas são as mais comunicativas do tema, e dialogam com babados clássicos, listras, e florais comportados.

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

Fonte | Assinatura: VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 
Versão para Impressão
Enviar para um amigo

OK
Notícias Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.