Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Notícias

15/06/16 11:08

MERCADO

Senai discute o futuro da indústria têxtil em São Paulo

Senai discute o futuro da indústria têxtil em São PauloOs alunos e professores da Escola Senai “Francisco Matarazzo” e da Faculdade de Tecnologia Senai “Antoine Skaf”, especializadas em indústria têxtil e localizadas no bairro do Brás, na capital paulista já estão pensando em 2030. Alinhados com os objetivos do documento “Cadeia Têxtil e de Confecção: Visão de Futuro 2030”, elaborado por entidades como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, além do próprio Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os integrantes das duas escolas trabalham com foco em ações que priorizem a sustentabilidade e a maior flexibilidade profissional, entre outros pontos.

“O documento é um guia importante para que todas as instituições que trabalham pelo setor têxtil no Brasil alinhem suas ações no sentido de auxiliar a conduzir seus associados no caminho do futuro”, explica o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) da federação, Elias Haddad.

“Precisamos de profissionais que tenham profundos conhecimentos específicos, mas que sejam capazes de estabelecer relações com outras áreas e campos de conhecimento”, explica Marcelo Costa, diretor da escola e da faculdade do Senai-SP especializadas na indústria têxtil. “Queremos profissionais que não saibam somente as respostas, mas que sejam capazes de fazer novas perguntas”, diz.

Segundo Costa, o Senai-SP está totalmente envolvido neste processo de reflexão e tomada de decisões rumo ao futuro. “Trabalhamos para atender essas expectativas em todos os nossos cursos, em especial o superior em produção de vestuário e as pós-graduações”, diz. “Cada vez mais fazemos parte de programas de internacionalização, com projetos de inovação dedicados a problemas trazidos pela indústria, com foco nas necessidades dos empresários.”

Mais especificamente ainda, de acordo com Costa, o último ciclo do curso superior da faculdade do Senai-SP desenvolve projetos que buscam soluções para os desafios apontados no documento sobre 2030 “Não temos a tradicional separação entre a academia e a indústria.”

Nessa linha, conforme explica Dilara Rúbia Pereira, professora de ensino superior da Faculdade de Tecnologia Senai “Antoine Skaf”, o Senai-SP tem um “currículo vivo” e que acompanha e antecipa as mudanças globais. “Preparamos jovens e adultos para trabalharem de forma ética, competitiva e sustentável”, afirma.

O item sustentabilidade, segundo Dilara, está no DNA da faculdade. “Nosso curso superior de Tecnologia em Produção de Vestuário tem por objetivo habilitar profissionais em planejar, dirigir e controlar o processo produtivo do vestuário, com visão estratégica, princípios éticos e responsabilidade socioambiental, com foco nos resultados organizacionais.”

Na linha do que é proposto no documento com foco em 2030, ao final do curso do Senai-SP na área têxtil os alunos desenvolvem o projeto de criação de um produto, processo ou modelo de negócio inovador e sustentável. O objetivo é “despertar a emoção e atender às exigências dos diferentes segmentos de consumo”.

“E ainda temos disciplinas de design sustentável em vários dos 15 cursos de pós-graduação que oferecemos”, explica Dilara. “Além, é claro, de discutir a sustentabilidade em todos os níveis de ensino.”

Outro item destacado nas projeções para 2030, a versatilidade esperada dos profissionais da indústria têxtil também está na mira do Senai-SP. “Estamos preocupados em promover uma educação e uma cultura do “aprender a aprender”, explica. “E em estimular a participação em eventos da área, em promover novos eventos, em manter um diálogo permanente com o setor produtivo e realimentar programas e currículo.”

Para ler o documento “Cadeia Têxtil e de Confecção: Visão de Futuro 2030”, é só clicar aqui.

Fonte | Assinatura: REDAÇÃO | FOTO: REPRODUÇÃO

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 
Versão para Impressão
Enviar para um amigo

OK
Notícias Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.