Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Notícias

05/05/16 08:50

SPFW

Reviravolta no mundo denim

Reviravolta no mundo denimEsqueça o jeans como sempre foi apresentado. Esqueça a calça e a jaqueta básica e o shorts de final de semana. Esqueça o denim do dia a dia, modelagens justas - será o fim da era das skinnies? Realmente o segmento denim mudou e, essa ruptura chegou às passarelas brasileiras durante a última edição da SPFW. Não vimos NENHUMA skinny nas coleções e olha que estamos falando de Verão, mas poderia ser Inverno também, devido às mudanças no calendário da moda, como já comentamos aqui. Pense em modelagens amplas, curtas, confortáveis ou com aspecto de alfaiataria mescladas à produções sofisticadas ou descomplicadas e esportivas. Praticidade com estilo é o ponto-chave da estação. O jeans é unissex, amplo, está aí, para quem quiser pegar e se apropriar modificando somente os acessórios e complementos.

A lavanderia trabalhou menos nesssa temporada, mas em contrapartida os detalhes fizeram sucesso: muitos patchworks com mistura de tons em formas geométricas, patchs aplicados, bordados, estampas, recortes, aplicação de paetês e miçangas.

O jeans vem pontuando looks sofisticados em combinações de tecidos nobres ou totalmente cools e despojados. Eles não são simples, mas parecem ser. A escolha pelo tecido apropriado, a lavagem perfeita, a modelagem inovadora, os detalhes exclusivos, tudo passa a sensação de que foi fácil, prático e rápido produzir tal peça. Porém elas trazem uma história, raízes, conceito e estilo de cada marca. Outro grande destaque é o flerte entre a moda praia e o jeanswear que já faz sucesso e, já foi incorporado em grandes marcas beachwear. Desta vez Amir Slama, que estreia no evento com a grife que leva seu nome brincou com "retalhos" em tons diferentes formando lindos recortes em patchworks em biquínis, tops com mangas abertas, calças e até chinelos. O denim moletom bruto e limpo também surge na coleção.

Confira as principais tendências dentro do mercado denim para a estação.

- patchworks limpos e nobres: Juliana Jabour e Amir Slama

- estampas streets: Ellus 2nd Floor

- patchs aplicados: Ellus 2nd Floor, PatBo

- estampas tropicais e brilho: PatBo e Ellus

- delavês, baby blue, azuis médios e raw somente amaciados: Cotton Project, Vittorino Campos, UMA e João Pimenta.

- fibras nobres e com brilho e toque suave: UMA

- formas amplas tanto nos tops quanto nos bottons: Vittorino Campos, UMA, PatBo, Iódice, Ellus e João Pimenta

- mistura de lavagens: UMA e Juliana Jabour

- calças esportivas com elástico ou cordões: Cotton Projetct e UMA

- recortes a laser e bordados: Isabela Capeto

- rasgos e puídos: Ellus

Principais modelagens:

Jaquetas truckers sempre com um detalhe diferente , jaqueta bomber, calças no estilo pijama, calças cenoura croppeds, pantacourts, calças boyfriend, biquínis, minissaias, saias e vestidos longos ou midis, calças pantalonas mais retas e com cintura baixa, camisas amplas, macacão confortável ou cropped.

Tendências SPFWN41

Parece que o Verão 17 está mais feminino. Somente parece. Isto porque em meio às duas principais tendências que permeiam a estação e vem se desdobrando há algum tempo, existem opções contraditórias e que se complementam. Da moda fast fashion que sai das passarelas diretamente para as araras das lojas, eliminando as denominações de inverno e verão ao slow fashion, onde uma coleção demora meses para ser criada, elaborada e desenvolvida de um modo artesanal, único e, que pode durar muito mais que uma temporada. É deste lado que vem o romantismo apresentando a delicadeza, a feminilidade. Destacamos aqui as saias plissadas - longas, mídis e curtas, os babados nos tops e bottons (os melhores estão na coleção da Gig Couture), muitos vestidos e saias e poucas calças que quando aparecem são croppeds, nada muito formal. Transparências, rendas, bordados, recortes à laser, transparências, estampas que remetem ao Brasil, flores, folhagens, mapas, praias, coqueiros, muita cor, muito brilho e metalizados permeiam diferentes peças da estação.

Já na contramão do "hand made"e do look "mulherzinha", continua o masculino-feminino, o "no gender", a moda para ambos em vestidos-camisetas retos e mais longos, camisas exageradas, calças confortáveis, jaquetas esportivas, coletes alongados, tecidos em malha, tecnologia diferenciada ou ainda artigo mais nobres. É realmente um supermercado de estilos que ultrapassa temporadas e vai em busca de seu consumidor que certamente encontrará algo que se adeque ao seu guarda-roupa.

O Guia de Tendências by Guia JeansWear é um serviço de pesquisa de tendências para o segmento jeanswear. Para saber mais sobre como podemos ajudar ainda mais no desenvolvimento de coleções assertivas para sua marca entre em contato pelo email atendimento@guiajeanswear.com.br ou pelo telefone (11) 2475.1113.

Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO | FOTOS: ZÉ TAKAHASHI / AGÊNCIA FOTOSITE

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 
Versão para Impressão
Enviar para um amigo

OK
Notícias Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.