Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Entrevistas

03/05/16 19:26

ENTREVISTA

Iolanda Wutzl fala sobre os desafios de mercado que levaram à criação do Denim Meeting

Iolanda Wutzl fala sobre os desafios de mercado que levaram à criação do Denim MeetingSomos uma indústria veloz: mais rápida e mais segmentada. Somos o coração da moda, que bombeia e faz o ciclo do vestuário girar ao nosso redor. Estamos falando do denim: o eterno conquistador de novos mercados, e também o mais estável segmento da indústria têxtil. Repleto de singularidades, o universo índigo precisa inovar, criar, lavar, customizar, competir. Mas sobretudo, precisa ser auto-suficiente quanto ao uso de recursos naturais, ao mesmo tempo em que reage às adversidades econômicas. Para tanto, precisa contar com uma comunicação eficaz em todas as suas etapas; criando assim, uma rede muito unida em prol de uma evolução maior. Foi identificando esta necessidade, de interligar contatos e facilitar todo o networking que envolve a fabricação e o sucesso de uma coleção confeccionada em denim; que Iolanda Wutzl e Marlene Fernandes, CEOs do GuiaJeanswear, tiraram do papel a missão que há mais de 10 anos move o portal de moda criado por ambas. Através do evento Denim Meeting, caracterizado por um ciclo de palestras e fóruns de debates, as fundadoras do nosso site reuniram renomados profissionais, cuidadosamente escolhidos no sentido de deixar para os participantes, uma importante contribuição para o mercado do jeans nacional. Em entrevista, ela nos conta mais sobre essa necessidade de união do setor, e sobre a intenção e os resultados obtidos pela inédita iniciativa.

GuiaJeanswear: Conte da onde surgiu a idéia deste evento.

Iolanda Wutzl: Desde o início de sua fundação a Style WF, detentora do portal GuiaJeansWear, tem a missão de levar para a indústria têxtil do denim informações que contribuam para o crescimento do setor. E o Denim Meeting é mais uma ação com essa finalidade, além de ter como principal objetivo o de unir a cadeia têxtil do denim, tem também o de aproximar mais as pessoas acima de tudo como seres humanos, como amigos, como parceiros, pessoas que fazem o que gostam dentro do universo azul.

GuiaJeanswear: Qual lógica validou a curadoria dos temas e dos palestrantes?

Iolanda Wutzl: As escolhas dos Fóruns e palestras juntamente com os  palestrantes foram estrategicamente traçados no sentido de contribuir com o segmento.  Como já foi dito, a missão da Style WF é ajudar o mercado do denim brasileiro a crescer, e mediante as mudanças do comportamento de consumo e  crise econômica política, parte desse mercado se perdeu entre tantos acontecimentos. O “Denim Meeting”  veio para despertar os participantes sobre a necessidade de conhecer o verdadeiro quadro do mercado do denim atual, que é o setor que permanece mais estável mediante a economia brasileira, e quais saídas podem tomar para se prepararem para o crescimento.  Durante as inscrições, os participantes puderam expor suas dúvidas e anseios mediante as mudanças mercadológicas, através dessas mensurações foi desenvolvida uma consultoria coletiva, ou seja todas as palestras e  depoimentos vieram ao encontro das necessidades apresentadas nas inscrições.

GuiaJeanswear:A estrutura do evento foi muito interessante, pois iniciou por uma abordagem artística e sustentável do segmento através da palestra de Leopoldo Nóbrega, transitou por temas que envolvem o tratamento do jeans através dos fóruns de discussões têxtil e de lavanderia; e contemplou também de maneira muito competente o aspecto comercial.  Qual o propósito desta estrutura?

Iolanda Wutzl: Como foi mencionado acima, foi traçada uma estratégica que atendesse as expectativas dos participantes que diretamente contribuíram com a formação do evento. Para tanto, buscamos no mercado profissionais preparados para tratar dos assuntos em emergência.

GuiaJeanswear: Na sua opinião, qual a principal mensagem ou apontamento sinalizado pela importante troca de experiências e contatos proporcionados pelo evento?

Iolanda Wutzl: Com a união e proximidade das pessoas que tem um mesmo ideal pode gerar uma força imensurável para o setor que fortalecerá desde os pequenos aos grandes empresários principalmente o de e acreditar que não estão só, estão todos no mesmo barco, e que se cada um mostrar as alternativas que encontraram para remar ensinar e ajudar o seu próximo, juntos atravessarão qualquer tempestade. 

GuiaJeanswear: O Denim Meeting reuniu profissionais e empresas relevantes na indústria índigo nacional. A partir das interações proporcionadas, qual o desafio maior colocado por estes profissionais como objeto de superação para o nosso setor?

Iolanda Wutzl: O de se manterem unidos.

GuiaJeanswear: Na sua visão, qual a principal contribuição proporcionada pelo Denim Meeting para a Cadeia Denim Nacional?

Iolanda Wutzl: A união do setor.

GuiaJeanswear: Haverá uma próxima edição?

Iolanda Wutzl: Sim, se Deus quiser, para atendermos as solicitações mencionadas no questionário de sugestões, teremos o Denim Day Meeting dia 04 de Abril de 2017, antes disso teremos ações Denim Meeting regionais para tratar algumas peculiaridades do setor. Nossa primeira ação começa em São Paulo em parceria com o SEBRAE num projeto direcionado às indústrias do jeans que está aberto para todas as empresas jeanswear brasileiras.

GuiaJeanswear: Agora convido você, com sua experiência e sua bagagem, a compartilhar com os leitores do Guia o seu próprio depoimento acerca do mercado Denim nacional, seus caminhos, avanços e desafios.

Iolanda Wutzl: Há menos de uma década, a indústria do jeans brasileira era pouco explorada comparado a outros mercados, como a Itália e Japão, as lavanderias brasileiras eram bem desprovidas de tecnologia, as tecelagens começavam mudar esse contexto com lançamentos alinhados aos mercados internacionais, hoje podemos ver o mercado confeccionista, as lavanderias, os estilistas falarem a mesma língua, os efeitos vintages com qualidade de toque e acabamento entraram com poder no mercado, e atualmente sentimos algumas empresas unir essa moda com sustentabilidade nos seus negócios, o mercado têxtil do denim brasileiro nos surpreende a cada dia, nos alegramos com isso e nos sentimos impulsionados a continuar com nossa missão, que é de contribuir para o crescimento do mercado denim com informações online e agora presencial através do Denim Meeting, queremos que o Brasil se torne principal referência em denim wear.

Fonte | Assinatura: VIVIAN DAVID

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 

OK
Entrevistas Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.