Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Entrevistas

28/03/16 10:18

ENTREVISTA

O segredo do sucesso da Lança Perfume é se reinventar sempre

O segredo do sucesso da Lança Perfume é se reinventar sempreQuem usa Lança Perfume nunca passa despercebida tamanha a personalidade que a roupa da marca transmite em looks que vão da festa com a linha Red Carpet ao casual com sua riquíssima linha Jeanswear. O Guia Jeanswear foi conferir o lançamento da coleção Inverno 2016 e conversou com o diretor de marketing, Giancarlo Luccheta Bedin sobre esse sucesso que começou por acaso em meio à dificuldades da empresa que atuava em outro segmento e, que atualmente chama atenção das mulheres de todas as idades. Confira!

Guia Jeanswear - A Lança Perfume está há 10 anos no mercado e neste tempo conquistou mulheres do brasil todo com uma moda repleta de atitude, ousadia e detalhes. Conte-nos um pouco sobre a marca e sua história.

Giancarlo Luccheta Bedin - A Lança Perfume é fruto de um sonho. Sonho que começou muito antes do nascimento da marca. Nossa empresa, e que é a gestora da Lança Perfume, se chama La Moda e foi criada em 1986 em Nova Veneza (SC). Nossos fundadores, Arcílio e Vera Olivo, não tinham qualquer experiência no segmento de moda ou na indústria têxtil. Sr. Arcílio era fresador de uma empresa metal mecânica e Dona Vera era do lar. O casal possuía um pequeno caminhão usado para transportar lenha com o intuito de ampliar a renda familiar. Com o dinheiro da venda do caminhão foram compradas duas máquinas de costura e 5 rolos de tecido, os quais deram suporte ao início da empresa. Por 20 anos a La Moda se dedicou ao mercado de roupas infantis. No início dos anos 2000, com a ampliação do fast fashion nesse segmento, a empresa começou a ter dificuldades. A escolha era fechar ou se reinventar. Foi nesse contexto que nasceu, em 2006, a Lança Perfume. A empresa precisou se reinventar completamente para se tornar o que é hoje, nos deixando orgulhosos tanto daquilo que construímos quanto do caminho que trilhamos.

GJ - Como você define a mulher que usa Lança Perfume?

GB - A mulher Lança Perfume é fundamentalmente uma mulher exuberante. Uma mulher com uma presença de força, com sensualidade destacada. A mulher Lança Perfume é o tipo de mulher que é impossível não perceber. Ela se faz notar.

GJ - Há uma variedade enorme de modelos para diferentes ocasiões. Quais as linhas da marca e seus diferenciais, incluindo roupas e acessórios?

GB - De fato, nossas coleções buscam oferecer uma grande variedade de linhas e produtos pois a mulher Lança Perfume expressa códigos de exuberância em todos os momentos de sua vida. Seja na sociedade, no trabalho, no dia a dia, nos momentos mais reservados. Nossas duas principais linhas são a Jeanswear e a Collection. Mas temos também a Red Carpet, para momentos especiais; Resort, para a vida ‘al mare’; uma linha completa de Bags and Shoes, uma linha de produtos especiais e de edições limitadas, a Special Collection e, por fim, a linha LP Signature que acabamos de lançar com uma seleção exclusiva de produtos de altíssima qualidade que levam o monograma e seu característico cobogó como estampa. A LP Signature conta com peças atemporais, sem deixar de lado o perfume trendy e contemporâneo natos da Lança Perfume, cujo design permanecerá o mesmo ao longo das estações. O diferencial dos produtos da Lança Perfume, todos eles, sem exceção, é serem construídos pensando em destacar a mulher que os irá vestir.

GJ - A Lança Perfume trabalha muito o animal print e detalhes com pedrarias. Isso é uma marca registrada?

GB - De certa forma sim. A LP procura sempre trabalhar com elementos que reforcem a expressão da beleza e atitude feminina. Nesse sentido, os prints animais, a customização, as pedrarias, naturalmente atendem justamente a estes pontos.

GJ - Em relação ao jeanswear que é muito forte na marca. Fabricação e lavanderias são próprias?

GB - Temos nossa unidade fabril em Santa Catarina e, alguns poucos processos, apenas, são terceirizados. Já quanto às lavanderias não temos unidade própria. Mas para tal contamos com uma competentíssima rede de parceiros em nosso estado natal.

GJ - Quais as principais características e diferenciais do jeans da marca?

GB - A principal característica do jeans da LP é misturar a atitude jeanswear com elementos fashions, permitindo assim a criação de produtos exclusivos e contemporâneos. Verdadeiramente a linha jeasnwear da LP é muito singular, única no mercado brasileiro.

GJ - Como é produzido o jeanswear?

GB - O processo começa com nossa rotina de pesquisa e acompanhamento de tendências. Todos os elementos coletados são reunidos e discutidos em um processo de brainstorming, no início do desenvolvimento de cada coleção. Após o brain construímos o mix da coleção, seu mapa (que vai detalhar as características de cada peça que irá compor o mix). Com todo o planejamento validado começamos a etapa de desenho e desenvolvimento. As peças vão sendo então construídos e provadas. Aquelas que são aprovadas vão sendo encaminhadas à área de produção, para os encaminhamentos necessários. Assim, no intervalo de algumas semanas, toda a informação de tendência de moda e comportamento somada à estratégia de produto da marca juntas se transformam em mais uma coleção.

GJ - Vocês estão sempre conectados com suas consumidoras através das redes sociais. Como trabalham na divulgação da marca?

GB - Sim, a Lança Perfume é uma das marcas de maior presença no meio digital brasileiro. Mas isso não se dá apenas em função de nosso trabalho, mas principalmente pela paixão das consumidoras pela marca, afinal de contas no meio digital não apenas o que a marca diz é importante, mas também o efeito que é gerado nas pessoas. E, nesse particular, a Lança Perfume é uma marca que gera muito engajamento em suas consumidoras.

Nossa estratégia de divulgação da marca se baseia num conceito simples. A marca é um ser vivo que precisa se comunicar com o meio. E, como cada ser vivo, ela se comunica das mais diversas formas com o espaço e os seres a sua volta. Temos nossas campanhas de comunicação, que retratam a personalidade da marca, temos as ações de relacionamento, de comunicação de produto, de geração de engajamento entre as consumidoras. Tudo com o propósito de permitir que cada consumidora mergulhe em todos os detalhes do lifestyle da marca.

GJ - E como inovar em um mercado tão competitivo?

GB Ahhh, isso é muito fácil. A resposta disso está ligada à moda. A moda não é apenas um dos mais relevantes segmentos da economia mundial. A moda é um desejo de busca, um desejo de novo. Todos nós que trabalhamos com moda temos isso em nosso coração. Todos queremos que nossas marcas tenham sucesso, cresçam. Mas, mais do que isso, todos nós queremos o novo. Queremos encontrar o diferente. Ir onde ninguém foi. Quem não tem esse sentimento dentro de si está morto para a moda.

GJ - Como crescer e se manter em época de crise?

GB - Interessante a conotação negativa da palavra crise. Para nós crise significa mudança. O mercado está mudando. Mudando de forma mais rápida, mais intensa. A resposta para sua pergunta está em Darwin. Se adaptando. Cada empresa, cada marca, precisa se adaptar ao novo zeitgeist. É um mercado novo, com mais restrição de consumo. Mas não é só isso. É também uma geração nova, com novos conceitos sobre o convívio em sociedade, sobre o consumo e o papel das marcas em suas vidas. Aquelas marcas que se adaptarem melhor irão crescer. Aquelas que não se adaptarem irão decrescer e eventualmente sucumbir. É assim, simples. Sempre foi assim, sempre será.

GJ - Vocês já realizaram uma websérie com Camila Coutinho. quais outras famosas - blogueiras ou artistas já trabalharam ou pretender colocar em suas campanhas?

GB - Na verdade nós levamos a Camila Coutinho para São Petersburgo, na Rússia, para cobrir a produção de nossa campanha para a coleção de Inverno 2015, e essa cobertura se deu na forma de uma websérie. De forma geral o segmento fashion e o mundo das celebridades possuem uma relação de simbiose, pois as marcas precisam do lifestyle das celebridades e as celebridades, por sua vez, precisam do lifestyle e da hereditariedade das marcas.

De parte da Lança Perfume nós procuramos não nos utilizar muito da presença de celebridades em ações de marca, mantendo-as mais em eventos. A razão para tal é que nós desejamos comunicar o estilo da marca. Numa campanha, por exemplo, queremos que o que seja notado seja a marca, seus códigos, sua atitude. E não a presença de alguma garota propaganda.

GJ - Quantas lojas e quantas multimarcas?

GB - A Lança Perfume é atualmente revendida em mais de 2000 lojas multimarcas em todo o território nacional. Ademais, temos mais de 20 lojas próprias nas principais cidades brasileiras bem como uma robusta presença no mercado on line.

GJ- Vocês exportam?

GB - Sim. Sempre tivemos grande desejo de possuir uma operação relevante de exportação. Não apenas pela geração de resultado para a empresa mas também, e principalmente, pelo desejo que a Lança Perfume seja uma marca mundial.

Começamos timidamente em 2011. Neste ano de 2016 já serão mais de 100 pontos de venda espalhados principalmente por países da América do Sul, América do Norte e Europa. Mas queremos muito mais.

GJ- Vocês vão fazer alguma ação em comemoração aos 10 anos?

GB - Sim. Ainda estamos em fase de planejamento. Mas de concreto já posso informar que a reportagem principal da nossa terceira edição da Revista Lança Perfume, com lançamento em maio, será sobre os 10 anos da marca. Outras ações ainda estão em estudo.

Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 

OK
Entrevistas Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.