Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Entrevistas

26/05/15 09:10

ENTREVISTA

Conversamos com o godfather do denim Adriano Goldschmied

Conversamos com o godfather do denim Adriano GoldschmiedAdriano Goldschmied, o designer de moda italiano, abandonou seu maior sonho, que até então era de esquiador competitivo, para mergulhar de cabeça no universo do denim, onde ficou conhecido como o "godfather" ou padrinho do denim por ter criado e/ou acompanhado o princípio de marcas jeanswear reconhecidas internacionalmente como Diesel, GolDesign, Replay, Gap, AG Adriano Goldschmied, entre outras.

A primeira loja de Adriano foi aberta em Cortina d`Ampezzo, comunidade italiana da região do Vêneto, província de Belluno, com cerca de 5.954 habitantes, conhecida por ser uma famosa estação de esqui em 1970. Esse foi a ponte para Adriano se tornar um dos mais revolucionários designers do jeanswear do mundo.

Durante o Vipreview, da Vicunha, que aconteceu nos dias 12 e 14, em São Paulo, conversamos com Adriano para saber o segredo do seu sucesso, a relação dele com Renzo Rosso e os novos projetos que ele está desenvolvendo para um futuro próximo.

Guia JeansWear: Qual é o segredo do seu sucesso em relação criar projetos, novas marcas jeanswear, e conceber diferentes conceitos com originilidade e resultados extraordinários para o mercado?
Adriano Goldschmied: Primeiro de tudo, eu não tenho uma fórmula. Acredito que considerar cada projeto como um novo jogo, não ter regras mentais, estar apto a entender o que está aconcetecendo ao seu entorno e saber dar a interpretação certeira ao que você vê é muito importante.

Obviamente que muito trabalho é imprescindivel para o sucesso; muito trabalho, organização e um produto coerente, que faça sentido. Eu me faço sempre a mesma pergunta: “Você tem esse produto/projeto, agora explique para o consumidor o que esse produto é, sobre o que esse projeto se trata”. Ter dificuldades em responder essa pergunta de maneira clara e direta significa que você tem que voltar atrás e trabalhar um pouco mais na sua ideia. A mensagem que você quer transmitir tem que ser passível de entendimento e de fácil assimilação.

Outra coisa que faz parte da minha maneira de ver as coisas é que o fato de você ter feito sucesso no passado, não garante o seu sucesso no futuro. Então você não pode ser arrogante, pelo contrário, você tem que ser modesto e agir como se fosse seu primeiro dia no trabalho. Eu tive muitos casos de sucesso na minha carreira profissional, mas porque eu sempre tratei cada projeto independente do outro, sem confiar no sucesso do anterior.

GJW: Qual seu maior prazer dentro do universo do denim, criar marcas com novos conceitos, dirigir a marca e criar uma identidade para ela?
AG: Eu gosto de começar do zero, criar uma identidade, criar uma marca e torná-la um sucesso no mercado. A partir do momento que eu crio uma marca do zero e ela se torna um sucesso no mercado, eu pulo para um novo projeto. Isso não é bom, visto pelo ponto de vista comercial, mas do ponto de vista criativo é extremamente interessante.

GJ: Em 1980 quando formou "Grupo Genius", constituído por mentes artísticas e influentes na indústria de moda que incluia Paul Harvey, Katherine Hamnett, Betsey Johnson, David Mantey, entre outros, quais influências trouxeram esse grupo para o mercado jeanswear?
AG: Inovação foi a base para juntar essas pessoas criativas. Naquela época, o mercado jeanswear ainda era muito conservador e chato. Para você ter uma ideia, nessa época, nós fomos à uma lavanderia com uma amostra de cor e dissemos “reproduza essa cor no jeans” e as pessoas lá disseram “ah meu Deus, como vamos fazer isso?”. Era necessária muito inovação, na verdade, a inovação é sempre muito necessária.

GJ: Conta para o Guia JeansWear sua passagem pela Diesel, e sua parceria com Renzo Rosso.
AG: Foi uma experiência incrível, inclusive do ponto de vista pessoal. O Renzo Rosso até hoje fala em entrevistas que eu fui seu grande mentor e professor, e para mim isso é muito gratificante. No estágio que Rosso se encontra hoje, ele não precisaria mais tocar nesse assunto, mas mesmo assim ele o faz. Para mim, acima de criar um projeto de sucesso, está criar um time de pessoas ótimas e o Renzo é um exemplo disso.

Eu dei ao Renzo seu primeiro emprego, eu lembro que fiz várias entrevistas e estava, na verdade eu sou, muito emocional, eu não baseio minhas decisões em números, eu baseio minhas decisões no meu estômago e na minha pele. No caso do Renzo, eu tive uma intuição de que ele seria uma pessoa incrível, ele tinha acabado de sair da escola e não tinha nenhuma experiência, nada para me mostrar. Mesmo assim eu chamei ele para trabalhar e ele realmente se provou incrível, depois eu ofereci a ele ser meu parceiro na Diesel, uma parte minoritária. Ele é uma pessoa maravilhosa e depois de sete anos juntos, nós criamos o sucesso da Diesel.

No ponto de vista pessoal, nós sempre tivemos uma relação ótima e de muita confiança. Até hoje, depois de 25 anos, quando ele tem que fazer uma decisão importante ele me liga para saber o que eu acho. Vamos dizer que eu nunca estive totalmente ligado ao negócio em si, eu sempre estive mais ligado às pessoas, aos projetos, à criação. Quando eu vou ao trabalho, é mais sobre uma paixão, todo dia é como se fosse meu primeiro dia.

GJ: Está trabalhando em algum novo projeto, qual?
AG: Já estou trabalhando em algo novo, e que vai ser muito importante porque não está tão relacionado ao jeans. Eu estou de olho nesse novo conceito do athletic leisure, mais ativo e mais voltado para o esporte, que tem uma abordagem diferente do jeans tradicional que conhecemos. Eu acredito que esse projeto será muito desafiador e importante, estou começando bem do princípio mesmo, pegando os tecidos e entendo as novas tecnologias. E depois um nova marca deve surgir, não só em termos de produto, mas como também em termos de mercado. Focar menos no mercado de atacado e mais na internet, nas mídias sociais, tornando a marca acessível ao mundo todo. Eu devo seguir essa direção, ao invés de seguir o caminho tradicional do mercado hoje.

Fonte | Assinatura: IOLANDA WUTZL | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 

OK
Entrevistas Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.