Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Entrevistas

22/05/13 10:14

INSANIDADE JEANS

Do endereço mais hypado do Rio para as montanhas serranas

Do endereço mais hypado do Rio para as montanhas serranasDesde o início, há mais de vinte anos, a Insanidade Jeans mantêm seu DNA inovador e irreverente. Características para o sucesso de um negócio, e que muito tem em comum com seus criadores, Kátia Mendonça e Marconi Nicolau.

Da união do casal criou-se a identidade da marca: jovem, atual e dinâmica, mas ao mesmo tempo, fiel aos tradicionais conceitos herdados com a família Nicolau. Com seu pai, Marconi aprendeu a exercer com maestria a modelagem das calças, antes de sarja, outrora de índigo blue. Diferencial que se tornou divisor de águas, e os fez produzir para grandes marcas como Yes Brazil, Phillipe Martin, Sacada, Oh!Boy e tantas outras.

Foi tamanho sucesso que fez despertar a ideia de lançar a Insanidade Jeans, que se destacou ao criar diferenciais no mercado. Entre eles, a numeração ímpar e diferentes alturas de ganchos e pernas, o que ampliou as possibilidades de modelagem, conquistando novos consumidores e porque não dizer amantes da marca?

Circulando por todas as tribos é possível produzir mais do que uma calça jeans, e estabelecer uma ligação direta com quem as veste. Ao acreditar na versatilidade do material, o que a Insanidade hoje proporciona é que cada um encontre nas peças, o seu próprio estilo.

E pra isso, suas coleções são pensadas seguindo as principais tendências da moda, mas sem esquecer seus conceitos. Pelo contrário, com uma identidade já conceituada, a Insanidade faz moda com liberdade sem se prender a um determinado paradigma. Em suas peças, todos os estilos se encontram, seja em meio a customizações com spykes e tachas ou junto à cores, recortes, rasgados e muita personalidade.

A Insanidade Jeans é plural, não segue apenas uma linha, agrada diferentes públicos e faz do universo fashion uma grande brincadeira. Brincadeira séria, em tempos em que a moda busca seu diferencial, entre eles uma produção mais sustentável.

Tendo isso em mente, foi criado o mascote da marca, o urso Nicolau, feito de retalhos de jeans que são reaproveitados e carregando pra onde vá, o nome da família. E as fronteiras são rompidas com facilidade na era digital. Hoje, a marca se projeta globalmente através da internet. Sempre conectada, um dos compromissos da Insanidade é estar in com o que acontece e principalmente com os seus clientes. Hoje o mercado busca o único, o artesanal, o conceito junto com a qualidade.

Do endereço mais hypado do país, quando conquistou sua loja em Ipanema, para as montanhas. A marca genuinamente friburguense hoje mais do que nunca valoriza esse endereço e faz moda para todos. Democrática e antenada sem esquecer suas raízes, e o principal: oferecendo um produto diferenciado com a bagagem e experiência de quem sabe o que é, para quem faz.

Conheça mais sobre a marca nessa entrevista com Kátia Mendonça.

Guia JeansWear: Qual o diferencial dos produtos?

Kátia Mendonça: A empresa não é uma grande fábrica, eu considero um grande atelier onde fazemos 3000 a 4000 peças por mês, com destaque para a customização. Apreciamos os detalhes. Prezamos por uma modelagem perfeita e um excelente acabamento. Temos preço acessível pelo melhor produto que oferecemos ao mercado, fazemos uma coleção bacana. Fazemos jeans para grandes marcas , com modelagem e acabamento igual ao nosso. Estas empresas também fazem na China, mas ganhamos na qualidade e modelagem.

Guia JeansWear: Como é realizado o processo de criação?

Kátia Mendonça: Temos uma estilista contratada pelo Senai Moda a Bruna Pinheiro, através do Sebrae conseguimos esta estilista para fazer toda a pesquisa e o acompanhamento. Investimos 12 mil reais por coleção e o Senai subdsiou 80%. Hoje só estamos participando do Salão Bossa Nova porque o Sebrae esta subsidiando isso.

Guia JeansWear: Materiais, tecnologia têxtil. Como contribui para o desenvolvimento das coleções?

Kátia Mendonça: Procuramos parceiros como a Capricórnio Textil, Vicunha, e a empresa baiana Valença Têxtil . Esta dando super certo e o que precisamos é de criatividade, temos que olhar a nossa moda e no mundo e vamos criando em cima da nossa necessidade, dentro dos costumes do lugar. A Insanidade é uma moda extremamente carioca. A mulher carioca tem atitude, anda de chinelo e todos hoje copiam este estilo mais descolado.

Guia JeansWear: Público-alvo?

Kátia Mendonça: A empresa é democrática, faz jeans do número 32 ao 46, e tem numeração impar no meio. Nosso estilo é para mulher que se veste com um jeans com atitude, jeans bem feito. A Insanidade tem uma cara carioca.

Guia JeansWear: Em relação ao jeans, carro-chefe da marca. Como são realizados os beneficiamentos?

Kátia Mendonça: Fazemos as lavagens em Minas Gerais na lavanderia Lavstar em Bicas, a marca é de Friburgo e o processo criativo fica em Bicas.

Guia JeansWear: O que valorizam na hora de definir a melhor lavagem ou aviamento?

O aviamento é da Eberle para nós é o melhor em questão de qualidade. Geralmente quando fazemos lavagem diferenciada , trabalhamos junto com o pilotista da lavanderia Lavstar.

Guia JeansWear: Quais as modelagens mais vendidas?

Kátia Mendonça: Hoje é o shorts mais descolado com mais trabalho de lavanderia e calças five pockets e skinny.

Guia JeansWear: E as principais lavagens?

Kátia Mendonça: Amaciado ou lavagem bem trabalhada.

Guia JeansWear: Quantas peças são produzidas por mês?

Kátia Mendonça: Produzimos de 3000 a 4000 peças.

Guia JeansWear: Previsão de crescimento para este ano?

Kátia Mendonça: A empresa pretende crescer em torno de 20 a 30 % em 2013. O nosso sonho é trabalhar só com a minha marca.

Guia JeansWear: Como aliar preços competitivos e qualidade?

Kátia Mendonça: Criatividade é o segredo.

Guia JeansWear: Participam de eventos? Qual a expectativa para o Salão Bossa Nova?

Kátia Mendonça: Já participamos do Babilônia Feira Hype que era direcionado ao público varejista, e para o atacado e é a primeira vez que participamos do Salão Bossa Nova, estamos gostando, o evento é bem organizado e tem um bom movimento.

Guia JeansWear: Quantas lojas e multimarcas no Brasil?

Kátia Mendonça: Só temos a loja da fábrica .

Guia JeansWear: Planos para o futuro.

Kátia Mendonça: O plano é vender para lojas multimarcas em todas capitais do país, principalmente a região Nordeste, que adora o nosso estilo.

Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO | FOTOS: REPRODUÇÃO

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 

OK
Entrevistas Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.