Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma

Entrevistas

29/02/12 11:33

LAVANDERIAS

All Washed ressalta o compromisso sustentável

All Washed ressalta o compromisso sustentávelFundada no ano de 1.986 por Lair Ventura Pinheiro, a All Washed iniciou suas atividades como um pequeno galpão alugado e com apenas três funcionários em Joanópolis (interior de São Paulo). A carência do mercado no setor foi o motivo que fez com que Lair iniciasse no ramo de lavanderias, atendendo clientes como Alpargatas, Santista, entre outros.

Com o passar dos anos a All Washed evoluiu com a aquisição de novos equipamentos industriais e expansão física para comportar seu crescimento. Acompanhado desse crescimento veio à conscientização em construir um sistema de tratamento de efluentes visando à reutilização da água. Tal projeto tinha o objetivo de economizar e otimizar a utilização de água, inovando no conceito de sustentabilidade e posicionando-se como uma lavanderia modelo no mercado.

Atualmente além de possuir certificações ambientais, a empresa possui também o certificado de conservação, redução e reuso no consumo de água concedido pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), como também referência em Produção + Limpa (P+L) pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

O portal Guia JeansWear entrevistou Jonathas Pinheiro, responsável pelo marketing da empresa, que falou sobre o setor de lavanderias do Brasil e a importância da valorização de uma produção sustentável. Confira abaixo:

Guia JeansWear - Como devem atuar as lavanderias para respeitar o meio ambiente e agir de acordo com a sustentabilidade?
As Lavanderias em geral possuem processos que impactam diretamente o meio ambiente. No entanto existem alguns procedimentos que podem ser adotados para diminuir esse impacto ambiental. Os principais são: * Reutilização da água – Através de um sistema físico-químico de tratamento de efluentes. hoje conseguimos reutilizar mais de 85% do volume de água * Despejar os resíduos (lodo) em local apropriado. Geralmente esse serviço é terceirizado por uma empresa que possui um aterro sanitário certificado * Estar legalmente regularizada por órgãos como: CETESB no caso do estado de São Paulo, Polícia Federal e Civil (Certificados e autorização para manipular produtos Químicos). *Políticas de reflorestamento *Lavador de gases nas chaminés, evitando a propagação de fumaça não tratada e partículas na atmosfera *Busca constante por tecnologia e processos sustentáveis, como o uso crescente do laser e do ozônio. * Algumas lavanderias, para não precisar seguir as regulamentações utilizam como razão social a nomenclatura de confecção. Neste caso, se houver algum problema em uma lavanderia que esteja utilizando tal artifício, seus clientes também podem ser penalizados por saberem dessa situação e serem coniventes com ela.

GJ - Existem normas que devem ser seguidas pelas lavanderias como medidas de sustentabilidade? Se sim, existe algum tipo de fiscalização do governo brasileiro?
Existem órgãos reguladores conforme os citados acima. No entanto as inúmeras lavanderias industriais clandestinas e a ineficiência do governo fazem com que essas normas não sejam aplicadas de forma uniforme para todas as empresas. Outra maneira é a Denúncia, onde qualquer cidadão pode denunciar empresas que não estejam seguindo a legislação vigente. As denúncias são anônimas e podem ser feitas nos órgãos reguladores como CETESB (São Paulo), FEAM (Minas Gerais), e também junto a Policia Federal e a Polícia Civil.

GJ - O custo de produção em uma lavanderia politicamente correta é maior para o confeccionista?
Não para o confeccionista, mas sim para a própria lavanderia, que não consegue repassar este custo ao mercado. Por ter um custo fixo mais elevado, já que manter uma estrutura de tratamento de efluente é bastante onerosa, muitas vezes o preço dos processos finais nestas lavanderias são maiores do que aqueles praticados por empresas que não possuem um tratamento e, muitas vezes, despejam todos os resíduos industriais em rios ou redes de esgoto. Neste caso, o melhor regulador do mercado é o próprio cliente, que deve recusar o serviço deste tipo de empresa. Uma forma simples de atuação, é através do questionamento das confecções em relação às licenças das lavanderias com as quais ela trabalha.

GJ - Como é possível a redução do uso de água nas lavanderias?
Aliar a reutilização de água, que só é possível através de um eficiente tratamento de efluente, e também uso de tecnologias menos danosas ao meio ambiente, como o laser, que gera diversos efeitos, desde o lixado, used, puídos e manchados, e também o ozônio, que ajuda a conter a migração no jeans, e também pode ser utilizado em processos de envelhecimento, desengomagem e como substituto de determinados produtos químicos. O uso de resinas também diminui consideravelmente o consumo de água em alguns processos, mantendo o fundo do tecido intacto.

GJ - Qual a vantagem de lavar uma peça em uma empresa sustentável?
Ter a certeza de que não estará impactando negativamente o futuro dos nossos filhos netos, e que de certa forma você está fazendo a sua contribuição ao meio ambiente. Atualmente a palavra Sustentabilidade tem sido pauta principal de grandes marcas internacionais e algumas nacionais. Outro ponto é ter a tranquilidade e confiabilidade de trabalhar com empresas regulamentadas e com as devidas certificações para atuar nesse meio.

GJ - As lavanderias brasileiras já disponibilizam da tecnologia equivalente às internacionais?
Elas dispõem de grande parte da tecnologia internacional. No entanto o investimento para a “sustentabilidade” ainda é muito alto no país em decorrência das máquinas com maior tecnologia serem importadas, fazendo com que lavanderias/empresas deixem em segundo plano o planejamento sustentável. Referente aos processos de beneficiamento o Brasil, muitas vezes, se sobressai através da criatividade.

GJ - É possível obter-se grandes efeitos de lavanderia apenas com o uso do ozônio?
Com certeza. O Ozônio pode ser utilizado de forma úmida/seca com elementos dentro da máquina (espumas, redes, tampinhas, trapos, etc...) e conseguir inúmeros efeitos criativos e com um resultado final surpreendente com menos energia e diminuição do uso da água. Baseando em tendências podemos afirmar que daqui para frente o Ozônio e o Laser terão grande importância na criação e desenvolvimento das lavanderias industriais.

Fonte | Assinatura: MARCELA LEONE

Fotos

Versão para Impressão
Enviar para um amigo
FaceBook
Twitter
 

OK
Entrevistas Mais Recentes

Publicidade





Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.