Logo Guia JeansWear

Selecione seu idioma
Blog


Publicidade

    29/09/16

    SUSTENTABILIDADE

    Viés entre moda, arte e sustentabilidade inspira formato de nova loja multimarcas



    “Não é a toa que o ouro é o metal mais precioso de todos: ele pode ser eternamente reciclado, sem qualquer tipo de perda.” Foi com essa reflexão tão valiosa, que Evelise Anicet, coordenadora do núcleo de moda sustentável da UFRGS, ilustrou a importância da moda consciente no evento de lançamento da primeira loja multimarcas gaúcha com proposta sustentável. O ShopContextura; inaugurado no dia 13 de Setembro, agrupou em seu espaço treze marcas de roupas, acessórios e sapatos; os quais além de apresentarem em comum um modo de manufatura ético, também dialogaram entre si na coerência do estilo e na estética fortemente ligada ao universo da arte. De acordo com Evelise, esta curadoria foi intencional, pois a ideia de reaproveitamento engloba também a otimização das coordenações dos itens pertencentes a um mix.




    Algodão agroecológico, reprodução do aspecto da lã natural com a fibra da garrafa pet, criações com fibras de butiá, tecidos biodegráveis, práticas artesanais e a visão de que o estilo atemporal faz parte do conceito de sustentabilidade foram inerentes em todo o sortimento. T-shirts icônicas, bolsas de capim, óculos confeccionado com sobras de madeira moveleira, lãs com aspecto natural, e uma pegada artística forte dada por estampas de texturas e drapping na malha caracterizaram a estética do sortimento presente na loja. Em algumas peças de alfaiataira, foram reproduzidos tons e aspectos que lembraram o visual índigo.




    Entre as marcas reunidas, constaram nomes Aurora, marca que valoriza o visual da lã; Contextura, com pegada artística forte dada pelas colagens têxteis e imagens autorais sob os tecidos; Matiz, com peças para bebês inspiradas na urbanidade; The Blue Crafters, apresentando camisetas e vestidos essenciais; e Envido, adepta do design minimalista. Também a Brick Desapegos, plataforma de de moda sustentável criada em 2011, que trabalha com desapegos e brechós, e inclui oficinas, debates e serviços relacionados à sustentabilidade.




    Oito pesquisadoras de moda sustentável e economia criativa ligadas à diversas instituições fazem parte deste coletivo. Anne Anicet é uma delas: sócia do Contextura e responsável pelo estilo da marca, junto com sua mãe, Evelise Anicet. Anne destaca que o objetivo da iniciativa é estimular o slow fashion e colocar o estado em evidência no tópico moda sustentável. Além do espaço físico, as marcas reunidas pelo coletivo Viés serão vendidas no e-commerce shopcontextura.com. Anne e Evelise estão em busca de marcas de jeans que queiram fazer parte do mix e atendam ao perfil exigido pela loja: matérias- primas sustentáveis, modo de confecção ético e estilo atemporal.

    Por: Vivian David | Imagens: Equipe Guia JeansWear



    << Voltar


    Comentários
    Guia JeansWear Copyright 2005 - 2014. Todos os direitos reservados.